Período de submissão de Trabalhos e Resumos: 

25 de fevereiro a 30 de junho de 2019.

SUBMETA SEU TRABALHO | RESUMO
Instruções para Submissão de Trabalhos | Resumos
  • O autor responsável pela apresentação do Trabalho|Resumo deverá estar inscrito.
  • Por favor, não tente submeter o mesmo Trabalho|Resumo mais que uma vez. Se o sistema detectar uma submissão duplicada, seu Trabalho|Resumo será rejeitado.
  • Será permitida a submissão de até 01 Trabalho|Resumo por inscrição.
  • Indicar a preferência por apresentação Oral ou Pôster.
  • Não há limite máximo de autores por Trabalho|Resumo.
  • As apresentações Orais terão 15 minutos, seguido de mais 5 minutos para Perguntas e Respostas e na forma de Poster terão 1 hora, sendo obrigatório a presença de 1 dos autores.
  • Os autores devem manifestar durante a submissão dos Trabalhos|Resumos online se desejam apresentar como Pôster, caso este não seja aceito para apresentação Oral e se desejam terem seus Trabalhos|Resumos publicados em uma Edição Especial de Periódico Científico Internacional de Alto Impacto (a ser definido pelo comitê científico). Somente os Trabalhos|Resumos escritos em inglês serão avaliados pelos membros do corpo editorial da revista.
  • Os resultados não devem ser publicados antes do evento.
  • Os resultados devem ser substanciais. Os autores não devem dividir resultados de um estudo em diversos resumos com informações mínimas.
  • Não será ACEITA revisão bibliográfica.
  • O Trabalho|Resumo deve citar dados quantitativos. Não serão aceitos os resumos que simplesmente declaram que os resultados apresentados deverão ser discutidos posteriormente.

Os Trabalhos|Resumos para apresentação Oral e Pôster deverão abordar um dos tópicos a seguir:

  • (Caracterização sensorial de alimentos, relação consumidor-alimentos, serviços de alimentação);
  • (Composição centesimal, análises físico-químicas, análise de alimentos, bromatologia, quantificação de compostos em alimentos, análise de antioxidantes, análises cromatográficas, espectrofotométricas etc., métodos não destrutivos de análise de alimentos);
  • (Formulação de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, processamento de alimentos, estabilidade e vida-de-prateleira)
  • (Nutrição, alimentos funcionais e compostos bioativos, probióticos, alimentos fortificados, redução de sódio, açúcar ou gordura, compostos tóxicos em alimentos, enfermidades transmitidas por alimentos, micro-organismos patógenos e deterioradores);
  • (Encapsulação, reologia, extrações, modelagem, simulação e otimização de processos, sensores processamento de alimentos por alta pressão hidrostática, campo elétrico pulsado etc.);
  • (Fermentações, produção e aplicação de enzimas em alimentos, produção microbiana ou enzimática de produtos de interesse alimentar, alimentos e micro-organismos geneticamente modificados, alterações bioquímicas pós-colheita ou pós-abate).
  • Alimentação e saúde (AS)
  • Alimentos funcionais (AF)
  • Bioquímica e biotecnologia de alimentos (BB)
  • Engenharia de processos e tecnologias emergentes (ET)
  • Formulação e processamento de alimentos (FP)
  • Caracterização química e físico-química de alimentos (FQ)
  • Ciências sensoriais e perfil do consumidor (CS)
Regras de Formatação:

O Trabalho|Resumo deverá ser submetido em um dos seguintes idiomas:

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

– Conter Título, Autoria (nomes citações na ordem da autoria), Instituição de Ensino, Texto Científico e quando necessário Órgão Financiador.

– Limite de 300 palavras para Texto Científico.

– Tabelas e figuras não devem ser incluídas.

– O Trabalho|Resumo deve conter: introdução e objetivos, metodologia, resultados, discussão, conclusões.

– Não incluir referências a não ser que seja necessário; 

Faça o download do modelo aqui

Revisão

Os Trabalhos|Resumos serão enviados para o Comitê Científico para revisão e considerações. O Comitê Científico reserva o direito de recusar ou decidir pelo formato de apresentação final. Todo esforço será feito para ir de encontro à forma de apresentação indicada, contudo, devido ao número limitado de sessões, os organizadores podem indicar a troca de apresentação Oral para apresentação de Pôster.

Cada submissão será avaliada preliminarmente usando o seguinte critério:

  • Mérito científico
  • Relevância
  • Criatividade e conteúdo original
  • Aplicação prática

Os Trabalhos|Resumos e apresentações não devem ser de natureza comercial e os autores devem evitar o uso excessivo de nomes comerciais de produtos e empresas, a não ser que sejam apresentadas por uma empresa expositora para a Sessões Especial de Expositores.

Publicação

Os melhores trabalhos serão publicados na Revista Food Research International.

Orientações para a preparação dos pôsteres

O Pôster deve ser preparado de forma clara e estética e disporá de um espaço útil de 0,8 m de largura x 1,0 m de altura;

O idioma do Pôster deverá ser o mesmo que foi utilizado no arquivo Trabalho|Resumo enviado para avaliação;

O texto deve incluir uma breve introdução, objetivos, metodologia, resultados experimentais, conclusões e financiadores (se houver);

No canto superior esquerdo colocar uma caixa de texto retangular (Sem bordas) com as seguintes medidas e imagem:

  • 6,5 cm largura x 6,5 cm de altura
  • Colocar o QRCODE identificação de seu Trabalho|Resumo. Clique aqui para acessar seu painel.
  • É obrigatório o QRCODE haja visto que outros autores poderão fazer a leitura do seu Trabalho|Resumo e para validação da apresentação.

No canto superior direito colocar uma caixa de texto retangular (Sem Bordas) com as seguintes medidas e imagem:

  • 6,5 cm largura x 6,5 cm de altura
  • logotipo oficial do 12 SLACA

Veja aqui a template ilustrativa para download.

Baixe aqui o logotipo oficial do SLACA que deverá ser colocado em seu Pôster.

Apresentação dos pôsteres

O Pôster deverá ser fixado ao painel com fitas dupla face fornecidas pela organização.

Serão realizadas duas Sessões de Pôsteres: a primeira às 12:00 até 13:00 e a segunda das 17:00 às 18:00. É obrigatória a presença do(a) autor(a) responsável pela apresentação do Pôster durante o período.

No dia da apresentação, o Pôster apresentado na primeira sessão deverá ser fixado entre às 9:00 e 11:50 e somente poderá ser retirado entre às 13:00 e 13:30*. Já o Pôster apresentado na segunda sessão deverá ser fixado entre 13:30 e 16:50 sendo retirado entre às 18:00 e 18:30*.

A Comissão Julgadora avaliará o trabalho durante a Sessão de Pôsteres.

Não há necessidade de encaminhar os Pôsteres antes do evento.

Não faremos impressões dos Pôsteres no local do evento.

*Os Pôsteres que não forem retirados ao fim de cada sessão serão considerados descartados. Não nos responsabilizamos por danos aos Pôsteres que não forem retirados ao fim de cada sessão.

 Em caso de dúvidas entre em contato cientifico@slaca.com.br